19 May, 2007

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


Diálogo aberto

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI

Em curso

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI

Norma e a palavra nas mãos

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI

(?) Rudson Valinhos e Ana Buim

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI

Concentração

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


O próprio.

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI

Para uma noção do clima da aula
Marcela, Glauter e Gilberto.
maio/2007

OFICINA COM MIGUEL MACHALSKI


Glauberianas

Aqui está o Eduardo.

Aqui está nossa coordenadora Mônica.

Aqui está a Moira, que nós veteranos de Roteiro (e os apenas veteranos) conhecemos agora. Lentamente a ELCV vai se convertendo na ELCV que "sonhamos" no primeiro ano. Há umas brechas, ausências sensibilíssimas. Sem embargo aí vamos, tocando em frente.



















E para simplificar, conhecemos a Moira. Amamos a Moira.

Palestra com Miguel Machalski - 18/05/2007


Matéria do DIÁRIO DO GRANDE ABC ONLINE

18/05/2007 - 07h05

Roteiro: saiba como fazer envie esta matéria por e-mail
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC





Uma das máximas do argentino Miguel Machalski é “o personagem que mais surpreende o público antes surpreendeu o próprio autor”. Quem não ligou nome à pessoa, pense nos filmes Menina de Ouro, de Clint Eastwood, Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, ou Femme Fatale, de Brian de Palma, por exemplo. Machalski não foi o autor dos roteiros destes filmes; foi consultor, e de outros projetos também.

Para falar sobre o papel do roteiro na elaboração de um filme, do roteirista como ator invisível do mesmo e como usar o cinema na exploração de conflitos de e entre personagens, Machalski faz nesta sexta-feira, em Santo André, a palestra Anatomia do Roteiro, com apoio da ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo). Tem entrada franca e é aberta ao público em geral, a partir das 19h30, no anfiteatro do Teatro Municipal.

É a primeira vez que o consultor, supervisor, script editor e tradutor de roteiros audiovisuais vem ao Brasil para falar sobre seu campo de atuação. Além da palestra, Machalski dará uma clínica de roteiro exclusiva para alunos da ELCV. Na semana que vem, na Cultura Inglesa da Vila Mariana, em São Paulo, fará workshops, que estão com inscrições esgotadas. Na próxima terça-feira (22), fará nova palestra aberta ao público, às 19h, no Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo).

Desenvolvimento de roteiros, assessoria em pitching (como apresentar, em resumo, uma história, seus pontos de vista criativos e viabilidade) e consultoria de projetos são os ramos de ensino em que Machalski atua em Paris, onde vive há 30 anos. É professor do CEEA (Conservatoire Européen d’Ecriture Audiovisuelle), além da EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión, de Cuba) e de projetos de pós-graduação em roteiro da Factoría del Guión, em Madri, Espanha. Ministra oficinas em cidades européias e em Buenos Aires, sua terra natal.

Machalski presta serviços para produtoras da indústria francesa como Gaumont, TF1, FR3 e Studio Canal, e companhias de médio porte em outros países. Fez consultoria de roteiros para os filmes Billy Elliot, de Stephen Daldry, Intimidade, de Patrice Chéreau, Plata Quemada, de Marcelo Piñeyro, Sarabanda, de Ingmar Bergman, Tango e Goya, ambos de Carlos Saura, e Spider – Desafie Sua Mente, de David Cronenberg.

Machalski não pretende impor regras, pelo menos, não tem sido essa a ementa de cursos e oficinas que tem ministrado. Ele fala de roteiro como um organismo dentro do qual os personagens são o coração, e por isso recebem dimensões emocionais. O objetivo do roteirista, segundo Machalski, é converter personagens em pessoas, que, como tais, devem ter lados obscuros e mudanças inesperadas.

Assim como é notório constatar que o cinema argentino contemporâneo tem emplacado histórias bem amarradas em linguagem cinematográfica, também é notório lembrar que o roteiro era um dos alvos críticos na engrenagem do cinema brasileiro. Em sua visita ao Brasil, Machalski deve demonstrar que para uma boa história chegar ao público, conhecer a técnica da linguagem é tão importante quanto explosões de criatividade. Ou seja, seguindo um aforismo conhecido no meio cinematográfico, com um bom roteiro pode-se fazer um filme ruim, mas de roteiros ruins nunca sairão bons filmes.

Miguel Machalski – palestra sobre roteiros de cinema. Nesta sexta-feira, às 19h30. Anfiteatro Heleni Guariba (auditório do Teatro Municipal) – pça. IV Centenário, s/nº, Centro, Santo André. Tel.: 4433-0716. Entrada franca.

06 May, 2007

ELCV no ORKUT


.

AGENDA CULTURAL CINEMA E VIDEO - MAIO/2007


PROJETO CINECLUBE
.
Neste mês o projeto cineclube se integra as atividades da ELCV ( Escola Livre de Cinema e Vídeo) e exibirá os filmes e documentários de diretores que estão em estudo dentro da grade curricular da escola. Serão exibidos trabalhos de Luis Buñel, Roberto Rosselini, Luís Sergio Person e um especial com 2 filmes de Glauber Rocha.

Todos os filmes serão exibidos no formato DVD.

Local: Auditório do Teatro Municipal de Santo André

Sábados, às 19h.

Entrada franca - Faixa etária: livre
Apoio Cultural: Tempo Glauber e Vídeo Filmes

Dia 05, às 19h - O Anjo exterminador
Direção: Luis Buñuel
México, 1962, 95’, P&B, Drama, fantasia,suspense
Elenco: Silvia Pinal, Enrique Rambal, Claudio Brook, José Baviera, Augusto Benedico, Antonio Bravo, Jacqueline Andere, César del Campo, Rosa Elena Durgel, Lucy Gallardo
Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.

Dia 12, às 19h – Roma, Cidade Aberta
Direção: Roberto Rosselini
Itália, 1945, 97’, P&B, Drama
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi
Drama de resistência à ocupação nazista em Roma, na II Guerra Mundial. Giorgio Manfredi ou Luigi Ferrari é um líder comunista da Resistência Italiana, que foge da Gestapo, escondendo-se no apartamento de Pina, e depois, no apartamento de sua amante, Marina Mari, que lhe trai, entregando-o aos nazistas. Giorgio é preso junto com Dom Pietro Pellegrini e com Francesco, noivo de Pina, também membros da Resistência. Entre 1943 e 1944, Roma sob ocupação nazista é declarada “cidade aberta” para evitar bombardeios aéreos. Antes de ser um drama político, é um drama moral de alta intensidade. Rosselini nos mostra personagens italianos fortes e frágeis, uns capazes de resistir não apenas à escassez e a fome (como é o caso de Pina), mas à tortura e serem condenados à morte (como Giorgio Manfredi ou Luigi Ferrari, Francesco, ou Dom Pietro); e outros, seduzidos pela vida de conforto, colaboram com o inimigo nazista.

Dia 19, às 16h – ESPECIAL GLAUBER - Deus e o diabo na terra do sol
Direção: Glauber Rocha
Brasil, 1964, 125’, P&B
Elenco: Othon Bastos, Mauricio do Valle, Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães.
Sinopse: Obra-prima de Glauber Rocha que se tornou um dos marcos do Cinema Novo. Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um deus negro, um diabo loiro e o temível Antônio das Mortes.

Dia 19, às 19h - ESPECIAL GLAUBER - Terra em Transe
Direção: Glauber Rocha
Brasil, 1967, 115’, P&B, Drama Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Hugo Carvana, Francisco Milani, Paulo Gracindo, Danusa Leão.Sinopse: Terra em Transe é um espetáculo poético, sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, Terra em Transe tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967.
Dia 26, às 19h - São Paulo Sociedade Anônima (São Paulo S/A)
Direção: Luis Sérgio Person
Brasil, 1965, 111’ P&B, Elenco: Walmor Chagas, Eva Wilma, Lenoir Bittencourt, Darlene Glória, Otelo Zeloni, Ana Esmeralda. Sinopse: São Paulo S/A se passa no momento de euforia desenvolvimentista provocada pela instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil no final dos anos 50. O filme conta a história de Carlos, que segue a trajetória da maioria dos jovens de certa camada da classe média paulistana. Guiando-se pelas oportunidades imediatas que a sociedade oferece, ingressa numa grande empresa. Logo depois, aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura, encontra-se na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto pessoal de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir. Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Premiações: recebeu o Prêmio de Público na 1a. Mostra Internacional do Novo Cinema (Pesaro, Itália); Prêmio Cabeza de Palenque no VIII Festival Internacional do Filme de Acapulco/México; Prêmio Governador do Estado, da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo; vários prêmios Cidade de São Paulo; os Prêmios Saci do Jornal O Estado de S.Paulo para melhor direção, melhor montagem e melhor filme.

ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO
PALESTRAS E ENCONTROS
A partir do mês de maio a ELCV reservará algumas sextas-feiras para aulas especiais, palestras e encontros, com professores, pesquisadores e artistas independentes da nova geração de Cineastas.
A programação é dedicada aos alunos da ELCV e é aberta aos interessados.
Local: auditório do Teatro municipal de Santo André
DIA 18 DE MAIO – das 19h30min às 22h30min
Palestra – Anatomia do Roteiro com Miguel Mashalki - Pela primeira vez no Brasil!
Miguel Machalski trabalha como consultor, supervisor, script editor e tradutor de roteiros audiovisuais, em grandes produtoras francesas tais como Gaumont, TF1, FR3 y Studio Canal, além de numerosas companhias de pequeno e médio porte em diversos países. Entre os projetos nos quais trabalhou como consultor, se podem citar Billy Elliot (Stephen Daldry), Tango (Carlos Saura), Plata Quemada (Marcelo Piñeyro), Mar Adentro (Alejandro Amenábar) e Menina de Ouro (Clint Eastwood) entre outros. Ministra também workshops e oficinas de escrita no Conservatoire Européen d’Ecriture Audiovisuelle em Paris e na EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión) em Cuba.
Em sua palestra em Santo André, abordará temas relacionados a: visão panorâmica do roteiro de longa metragem; seus componentes internos e externos; estratégia e Criatividade; o lugar que ocupa o roteiro na fabricação de um filme: o papel do roteirista no mercado de hoje em diferentes partes do mundo e o roteista como “ator invisível” do filme. Machalski também realizará uma clínica de roteiro de longa metragem, dias 19 e 20 de maio com os alunos da ELCV.
O Cultura Inglesa Festival patrocina a vinda de Miguel Machalski ao Brasil, com apoio da Escola Livre de Cinema e Vídeo da Prefeitura de Santo André e realização e organização da Ouroboros Cinematográfica.

DIA 25 DE MAIO – das 19h30min às 22h30min
GLAUBER ROCHA ESPECIAL - ENCONTRO COM AVA E PEDRO ROCHA
Encerrando a semana de estudos da ELCV este encontro trará os cineastas Ava Patrya Rocha e Pedro Paulo Rocha, filhos do Cineasta Glauber Rocha. No encontro, os cineastas falarão sobre suas experiências no cinema e suas visões sobre a obra de Glauber. Ava Rocha é cineasta, e dirigiu “Dramática”, dentre outros. Pedro Paulo Rocha é formado em Rádio e TV pela UNESP e dirigiu “Fome Agrária”, dentre outros.

Oficina de Formação de Educadores Aprendizes

Oficinas Itinerantes de Vídeo do Projeto Cine Tela Brasil

> Inscrições até dia 9 de maio

> Ajuda de Custo, Material de Apoio e Alimentação inclusos

A Oficina tem como objetivo oferecer uma introdução ao ensino audiovisual a interessados com formação prévia mínima nas áreas de cinema e vídeo. A Oficina apresentará uma introdução ao universo da educação audiovisual no Brasil, seus autores e escolas, apresentando suas confluências com a obra de autores da educação democrática, como Paulo Freire, Leon Tolstói e Summerhill. Apresentará ainda os principais métodos e ferramentas para atuação dentro e fora da sala de aula, seus principais desafios (planejamento, registros, ética, liberdade, autoridade), e ainda uma introdução às principais características da produção audiovisual contemporânea (tecnologia, suportes, software livre, web 2.0).

A oficina tem como objetivo secundário formar os jovens educadores que comporão a equipe pedagógica das Oficinas Itinerantes do Projeto Cine Tela Brasil, que serão ministradas entre junho de 2007 e março de 2008 nos estados de Sâo Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Informações Gerais
Data: 12 e 13 de maio – 10h às 19h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – V.Nova Cachoeirinha
Público Alvo: Jovens e Adultos interessados em desenvolver atividades como educadores audiovisuais, reunindo ferramentas da educação e do cinema na formação de jovens de comunidades de baixa-renda.
Vagas: 20
Carga horária: 16h
Alimentação: café da manhã e almoço fornecido pelo projeto.

Ajuda de Custo: R$60
Material de Apoio (Fornecimento Gratuito): Caderno personalizado do Projeto;
Livro "A Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire.

Inscrições até dia 9 de maio!

Os interessados deverão enviar e-mail com a ficha de inscrição preenchida e currículo anexados, até dia 9 de maio, para oficina@cinetelabrasil.com.br . A ficha de inscrição segue em anexo. Os alunos selecionados e em lista de espera serão avisados via e-mail e telefone até dia 11 de maio.

Seleção dos Alunos

n Idade: Não há restrições de idade. No entanto, jovens de até de 17 anos deverão apresentar, no dia do curso, comprovante de matrícula na Escola no ano de 2007.
n Formação: Não há restrições, e formação universitária não será um fator determinante na seleção. No entanto, alunos selecionados para participar das Oficinas Itinerantes do Projeto CineTela Brasil que tenham interrompido os estudos serão estimulados a retomá-los.
n Pré-requisitos: Não há. No entanto, são bem-vindas experiências prévias em educação e/ou cinema, participação em cursos ou oficinas, atuação como monitores ou educadores, etc.
Equipe
Coordenação Geral:
Laís Bodanzky
Luiz Bolognesi

Produção
Eduardo Nóbrega

Coordenação Pedagógica:
Moira Toledo

Consultores:
Guilherme Mohallen
Maíra Ramos

Educadores-Palestrantes:
Ana de Francesco
André Moncaio
Guilherme Mohallen
Henry Grazinoli
Kira Pereira
Léo Germani
Maria Ceccato
Maíra Ramos
Marina Santonieri
Moira Toledo
Thalita Maiani
Vera Haddad

Patrocínio:
CCR – Cultura nas Estradas

Produção:
Buriti Filmes e Ouroboros Cinematográfica







--

20 April, 2007

AS VIÚVAS


Exercício: "As Viúvas" - turma 3 ELCV
Direção: Wesley Moreira de Andrade
Roteiro e Produção Ivi Paula e Souza
Fotógrafo: Fabrício Pereira
Som e Edição Luma Reis Ferreira
Assistente de direção: Edson Costa Nunes
Assistente de Produção e Boom: Felipe Dias Batista
Elétrica: Maria do Carmo de Lima e Fabrício Pereira
Assistente de Fotografia Maria do Carmo de Lima

18 April, 2007

300, de Zack Snyder

.
SINOPSE
.
Em 480 antes de Cristo, durante a famosa batalha de Thermopylae, o rei de Esparta, Leônidas (Gerard Butler), lidera seu exército contra o avanço dos Persas, comandados por Xerxes (Rodrigo Santoro). Na História, a batalha ficou marcada por ter inspirado toda a Grécia a se unir, o que ajudou a solidificar o conceito de democracia que se conhece hoje. Adaptação dos quadrinhos criados por Frank Miller.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Em poucas palavras: "Na terra dos barriga-tanquinhos"

curta, AS VIÚVAS (2007)











11 April, 2007

ELCV - LINK PARA O SITE DA PREFEITURA

Link para o site da PrefeituraEscola Livre de Cinema de Santo Andréhttp://www.santoandre.sp.gov.br/bn_conteudo.asp?cod=3513

Curta-metragem, GRIS (Cinza)

Curta-metragem, Gris (Cinza)

Um curta-metragem extraordinário disponível no Youtube. Curta feito com dinheiro, bastante dinheiro. Com um enredo engenhoso, efeitos especiais e transições de primeira para contar uma história dramática. Outros curtas do mesmo grupo são igualmente muito bons, mas este é insuperável. Está em no idioma original (espanhol) com legendas em inglês, mas não é nada difícil entender a trama.
.
SINOPSE
.
Short film written by Álex Montoya and Raúl Navarro and written by Álex Montoya, Raúl Navarro and Daniel Sánchez Arévalo.Featuring Aitor Merino, Natalia Mateo, Enrique Arce and Eva Pallarés
.
É uma produção da RLUX
.
Para ver mais coisas desse grupo/produtora, melhor mesmo é acessar o Youtube

10 April, 2007

A NOVA FACE DA ELCV







MOSTRA DE CINEMA DE SANTO ANDRÉ 2006

curta, O ENCONTRO DE GISELE




Ator, Edson Costa

curta, "O ENCONTRO DE GISELE"




Algisa e Edson

curta, A FLOR E O SILÊNCIO



Atores Edson Costa e Wellington Vital:

curta, O ATOR



Ator, Edson Costa

07 April, 2007

INVASÃO - MAUÁ (1.479 em 6 dias)

Em seis dias no ar, sem som e apenas constando um fragmento, o curta INVASÃO atraiu 1.479 espectadores. Espero que continuem prestigiando (digo, acessando, assistindo, divulgando/propagando). Já postei a segunda parte, falta apenas a terceira. Deixem comentários, mesmo toscos. Os realizadores agradecem.
.
Abraço
.
Segue a parte 2 do (micro) curta INVASÃO
.

29 March, 2007

FRAGMENTO DO CURTA INVASÃO

Eis finalmente um fragmento, sem audio, do curta "Invasão"



JORGE FURTADO

ANCHIETANOS, de Jorge Furtado


"Anchietanos" foi um dos episódios da série da Globo, Comédias da Vida Privada. Este episódio abre com o protagonista anunciando que "esta não é uma comédia", aparvalhando o espectador que esperava algo leve, engraçado e superficial como as demais adaptações das crônicas (do livro homônimo de) Luís Fernando Veríssimo adaptadas por Guel Arraes e equipe.
.
Jorge Furtado (assim como Fernando Meirelles e Cesar Charlone de "Cidade de Deus" que integraram a equipe de Guel Arraes, a mais criativa, inteligente e interessante da produção global) assina este episódio. Assina roteiro e direção, nesta que pode ser considerada sua estréia no longa-metragem. Recentemente "Anchietanos" saiu em dvd pela Casa de Cinema de Porto Alegre (curtas gaúchos) de Jorge Furtado, ao lado dos curta-metragens mais geniais feitos por este incrível cineasta que produziu curtas extraordinários, que nem precisam ser mencionados (mas que mencionarei assim mesmo): o hors-concours "Ilha das Flores"; o surpreendente drama "O dia em que Dorival encarou a guarda"; a ficção-científica/drama "Barbosa"; o estranho documentário "Esta não é sua vida"; e o deliciosamente metalingüístico "O sanduíche", dentre outros menores, mas sempre interessantes.
.
"Anchietanos" trata da história de dois amigos/rivais que se encontram ao longo da vida em premente competição, um se torna publicitário, outro político. O encontro principal se dá em plena campanha política, ambos em lados rivais. Cheio de humor (que descamba para diversos graus de ironia e sarcasmo ao longo do filme, até se converter numa difícil melancolia em seu desfecho), é um filme que trata de questões como amizade, amor, ética, política e mercado. Tudo está costurado em jogos de palavras e em intervenções off, marcas fundamentais de Jorge Furtado, e que, se escorrega normalmente na condução fílmica (não ousa em enquadramentos, é desleixado na mise en scene e preguiçoso nos movimentos de câmera), jamais perde a mão de um roteiro, que é sempre a pérola de seus filmes, pelo bem amarrado que torna sempre interessante sua direção burocrática.
.
Por isso mesmo, fuçando o Google dei com o roteiro de "Anchietanos" que é praticamente obrigatório (para os alunos de todas as áreas de cinema) conhecer (até mesmo por que está ali a estrutura, a divisão exata das cenas, a linguagem limpa do bom roteirista) . Ponho o link abaixo, e o mais interessante, um dos links traz a primeira versão e o último, a versão definitiva, prato cheio para ver como um roteiro evolui. Fica faltando apenas assistir ao filme, disponível por aquele preço exorbitante de sempre, na 2001.
.
Primeira versão
.
Sexta versão
http://www.casacinepoa.com.br/port/roteiros/anchiet2.txt
.
Espero que gostem
.
Abraço
.
Eduardo Araújo

28 March, 2007

A CARA DO FILME


Acho que essa cena é a cara do filme "Cheiro do ralo". Sem ironia: pop, divertido, vulgar, uma excelente direção de arte que termina e começa sem acrescentar muito. Um filme bunda: apreciável.

Conversa de MSN, O CHEIRO DO RALO



vc foi ver aquele filme do selton?
eduardo diz:
tirei um treco do meu blog
eduardo diz:
fui, o filme é bem mediano pra baixo
eduardo diz:
a direção de arte é lindíssima
eduardo diz:
os atores estão bem
eduardo diz:
mas o negócio não vai
Marcelina Pão e Vinho diz:
serio?
Marcelina Pão e Vinho diz:
q decepçao
eduardo diz:
estou na segunda musica
Marcelina Pão e Vinho diz:
roteiro ruim?
eduardo diz:
nao vejo diferença da primeira
Marcelina Pão e Vinho diz:
ave edu
eduardo diz:
é chatinho, e olha, eu nao estou na minha fase mais crítica
eduardo diz:
ahahahahha
Marcelina Pão e Vinho diz:
to aqui no blog
Marcelina Pão e Vinho diz:
vc coloca muita coisa de uma vez so
eduardo diz:
fui com o coração aberto
eduardo diz:
pois é
eduardo diz:
depois fico um ano sem pôr nada
eduardo diz:
tem que ser assim
eduardo diz:
ninguem participa desse blog as vezes penso que é serviço inutil
eduardo diz:
é uma escola de cinema em que ninguem parece preocupado
eduardo diz:
em intercambiar idéias
eduardo diz:
e, com raríssima exceções, muitos parecem não gostar de ver filmes
eduardo diz:
ahahhahahah
Marcelina Pão e Vinho diz:
nhoo
Marcelina Pão e Vinho diz:
eu tenho q ir agora
Marcelina Pão e Vinho diz:
vou no jogo cultural
eduardo diz:
bye
Marcelina Pão e Vinho diz:
ver se ganho uns ingressos de novo
eduardo diz:
acabei de colar essa nossa conversa sobre o cheiro do ralo no blog
eduardo diz:
para vc ficar p. da vida
Marcelina Pão e Vinho diz:
hahaha, nao acho isso nao

"Melodrama ou a sedução da moral negociada"


ISMAIL XAVIER
o maior crítico brasileiro de cinema
ou seja, nosso papa.

MELODRAMA, Ismail Xavier

"A título de esquema é comum dizer que o realismo moderno e a tragédia clássica são formas históricas de uma imaginação esclarecida que se confronta com a verdade, organizando o mundo como uma rede complexa de contradições apta a definir os limites do poder dos homens sobre seu destino, ao mesmo tempo que os obriga a reconhecerem a própria responsabilidade sobre ações que terminam por produzir efeitos contrários aos desejados. Em contrapartida, ao melodrama estaria reservada a organização de um mundo mais simples em que os projetos humanos parecem ter a vocação de chegar a termo, em que o sucesso é produto do mérito e da ajuda da Providência, ao passo que o fracasso resulta de uma conspiração exterior que isenta o sujeito de culpa e transforma-o em vítima radical. Essa terceira via da fabulação traria, portanto, as reduções de quem não suporta ambigüidades nem a carga de ironia contida na experiência social, alguém que demanda proteção ou precisa de uma fantasia de inocência diante de qualquer mau resultado. Associado a um maniqueísmo adolescente, o melodrama desenha-se, nesse esquema, como o vértice desvalorizado do triângulo, sendo, no entanto, a modalidade mais popular na ficção moderna, aparentemente imbatível no mercado de sonhos e de experiências vicárias consoladoras."
.
O olhar e a cena, Ismail Xavier
.
[Sou apaixonado pelo estilo retórico de Ismail Xavier, pela concisão de sua linguagem, o uso que faz da palavra precisa, e ainda assim, a capacidade de fazer o texto soar como fala exata, corrente, moderna. É um exemplo de raciocínio depurado traduzido em bom Português do Brasil. ]

O CÉU DE SUELY, de Karim Aïnouz


Eis aí um filme brasileiro possível, honesto, inteligente, humano e sem as carinhas (globais) de sempre.

DUELO


Cena do curta "Duelo"
Dirigido por Flávio Dias Marin
Roteiro de Tiago Franco Marques
2006

SOBREVIDA

Clique para assistir ao curta SOBREVIDA,
produção de 2007 da Escola Livre de Cinema e Vídeo.

Roteiro de Marcela Prado Paiva
Direção de André Okuma




Ou no YOUTUBE

http://www.youtube.com/watch?v=skK_lFOgR3E

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Respondendo à solicitação anônima, estou atualizando o blog da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André; mas antecipo que é uma falsa atualização por que me faltam materiais (imagens e informações) sobre a turma atual.
.
Este blog continua aberto para os veteranos divulgarem o que estão fazendo com o que aprenderam na ELCV; mas está igualmente à disposição da turma atual (2006/2007) para efetuarem as postagens daquilo que desejarem. Para isto basta que entrem em contato com Mônica Cardella, coordenadora do curso; ela possui a senha deste blog, ou comigo, por meio de email ou scraps no Orkut.
.
Reiterando:
.
Contribuições diversas podem ser passadas por email
.
contatos comigo podem ser feitos neste email ou por scraps (de preferência) no Orkut
.
Abraço a todos

27 November, 2006

LINK PARA O SITE DA PREFEITURA
Link para o site da PrefeituraEscola Livre de Cinema de Santo Andréhttp://www.santoandre.sp.gov.br/bn_conteudo.asp?cod=3513

18 November, 2006

Trabalho em progresso


a

Ações


Comedia Romantica - novembro de 2006

Câmeras


Comedia Romantica - novembro de 2006 Posted by Picasa

Comedia Romantica - novembro de 2006 Posted by Picasa

17 November, 2006