06 May, 2007

AGENDA CULTURAL CINEMA E VIDEO - MAIO/2007


PROJETO CINECLUBE
.
Neste mês o projeto cineclube se integra as atividades da ELCV ( Escola Livre de Cinema e Vídeo) e exibirá os filmes e documentários de diretores que estão em estudo dentro da grade curricular da escola. Serão exibidos trabalhos de Luis Buñel, Roberto Rosselini, Luís Sergio Person e um especial com 2 filmes de Glauber Rocha.

Todos os filmes serão exibidos no formato DVD.

Local: Auditório do Teatro Municipal de Santo André

Sábados, às 19h.

Entrada franca - Faixa etária: livre
Apoio Cultural: Tempo Glauber e Vídeo Filmes

Dia 05, às 19h - O Anjo exterminador
Direção: Luis Buñuel
México, 1962, 95’, P&B, Drama, fantasia,suspense
Elenco: Silvia Pinal, Enrique Rambal, Claudio Brook, José Baviera, Augusto Benedico, Antonio Bravo, Jacqueline Andere, César del Campo, Rosa Elena Durgel, Lucy Gallardo
Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.

Dia 12, às 19h – Roma, Cidade Aberta
Direção: Roberto Rosselini
Itália, 1945, 97’, P&B, Drama
Elenco: Anna Magnani, Aldo Fabrizi
Drama de resistência à ocupação nazista em Roma, na II Guerra Mundial. Giorgio Manfredi ou Luigi Ferrari é um líder comunista da Resistência Italiana, que foge da Gestapo, escondendo-se no apartamento de Pina, e depois, no apartamento de sua amante, Marina Mari, que lhe trai, entregando-o aos nazistas. Giorgio é preso junto com Dom Pietro Pellegrini e com Francesco, noivo de Pina, também membros da Resistência. Entre 1943 e 1944, Roma sob ocupação nazista é declarada “cidade aberta” para evitar bombardeios aéreos. Antes de ser um drama político, é um drama moral de alta intensidade. Rosselini nos mostra personagens italianos fortes e frágeis, uns capazes de resistir não apenas à escassez e a fome (como é o caso de Pina), mas à tortura e serem condenados à morte (como Giorgio Manfredi ou Luigi Ferrari, Francesco, ou Dom Pietro); e outros, seduzidos pela vida de conforto, colaboram com o inimigo nazista.

Dia 19, às 16h – ESPECIAL GLAUBER - Deus e o diabo na terra do sol
Direção: Glauber Rocha
Brasil, 1964, 125’, P&B
Elenco: Othon Bastos, Mauricio do Valle, Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães.
Sinopse: Obra-prima de Glauber Rocha que se tornou um dos marcos do Cinema Novo. Depois de matar o patrão, o vaqueiro Manuel e sua mulher Rosa vagam pelo sertão, encontrando um deus negro, um diabo loiro e o temível Antônio das Mortes.

Dia 19, às 19h - ESPECIAL GLAUBER - Terra em Transe
Direção: Glauber Rocha
Brasil, 1967, 115’, P&B, Drama Elenco: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Hugo Carvana, Francisco Milani, Paulo Gracindo, Danusa Leão.Sinopse: Terra em Transe é um espetáculo poético, sobre o transe político pelo qual passam os países da América Latina. Considerado o mais importante e polêmico filme de Glauber Rocha e um dos precursores do Cinema Novo e do movimento tropicalista, Terra em Transe tornou-se um clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967.
Dia 26, às 19h - São Paulo Sociedade Anônima (São Paulo S/A)
Direção: Luis Sérgio Person
Brasil, 1965, 111’ P&B, Elenco: Walmor Chagas, Eva Wilma, Lenoir Bittencourt, Darlene Glória, Otelo Zeloni, Ana Esmeralda. Sinopse: São Paulo S/A se passa no momento de euforia desenvolvimentista provocada pela instalação de indústrias automobilísticas estrangeiras no Brasil no final dos anos 50. O filme conta a história de Carlos, que segue a trajetória da maioria dos jovens de certa camada da classe média paulistana. Guiando-se pelas oportunidades imediatas que a sociedade oferece, ingressa numa grande empresa. Logo depois, aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura, encontra-se na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem um projeto pessoal de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir. Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Premiações: recebeu o Prêmio de Público na 1a. Mostra Internacional do Novo Cinema (Pesaro, Itália); Prêmio Cabeza de Palenque no VIII Festival Internacional do Filme de Acapulco/México; Prêmio Governador do Estado, da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo; vários prêmios Cidade de São Paulo; os Prêmios Saci do Jornal O Estado de S.Paulo para melhor direção, melhor montagem e melhor filme.

ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO
PALESTRAS E ENCONTROS
A partir do mês de maio a ELCV reservará algumas sextas-feiras para aulas especiais, palestras e encontros, com professores, pesquisadores e artistas independentes da nova geração de Cineastas.
A programação é dedicada aos alunos da ELCV e é aberta aos interessados.
Local: auditório do Teatro municipal de Santo André
DIA 18 DE MAIO – das 19h30min às 22h30min
Palestra – Anatomia do Roteiro com Miguel Mashalki - Pela primeira vez no Brasil!
Miguel Machalski trabalha como consultor, supervisor, script editor e tradutor de roteiros audiovisuais, em grandes produtoras francesas tais como Gaumont, TF1, FR3 y Studio Canal, além de numerosas companhias de pequeno e médio porte em diversos países. Entre os projetos nos quais trabalhou como consultor, se podem citar Billy Elliot (Stephen Daldry), Tango (Carlos Saura), Plata Quemada (Marcelo Piñeyro), Mar Adentro (Alejandro Amenábar) e Menina de Ouro (Clint Eastwood) entre outros. Ministra também workshops e oficinas de escrita no Conservatoire Européen d’Ecriture Audiovisuelle em Paris e na EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión) em Cuba.
Em sua palestra em Santo André, abordará temas relacionados a: visão panorâmica do roteiro de longa metragem; seus componentes internos e externos; estratégia e Criatividade; o lugar que ocupa o roteiro na fabricação de um filme: o papel do roteirista no mercado de hoje em diferentes partes do mundo e o roteista como “ator invisível” do filme. Machalski também realizará uma clínica de roteiro de longa metragem, dias 19 e 20 de maio com os alunos da ELCV.
O Cultura Inglesa Festival patrocina a vinda de Miguel Machalski ao Brasil, com apoio da Escola Livre de Cinema e Vídeo da Prefeitura de Santo André e realização e organização da Ouroboros Cinematográfica.

DIA 25 DE MAIO – das 19h30min às 22h30min
GLAUBER ROCHA ESPECIAL - ENCONTRO COM AVA E PEDRO ROCHA
Encerrando a semana de estudos da ELCV este encontro trará os cineastas Ava Patrya Rocha e Pedro Paulo Rocha, filhos do Cineasta Glauber Rocha. No encontro, os cineastas falarão sobre suas experiências no cinema e suas visões sobre a obra de Glauber. Ava Rocha é cineasta, e dirigiu “Dramática”, dentre outros. Pedro Paulo Rocha é formado em Rádio e TV pela UNESP e dirigiu “Fome Agrária”, dentre outros.

1 comment:

Anonymous said...

Good post.