09 December, 2009

SP do cinema: seis mostras para assistir antes do Natal

Beatriz Monteiro

O que não faltou no ano de 2009 foram mostras de cinema espalhadas pela cidade. Cinematecas, cineclubes, centros culturais, instituições se esforçaram ao máximo para trazer filmes e reunir produções que talvez o paulistano nunca teria a oportunidade de ver. Os amantes da sétima arte agradecem.

Veja, antes do final do ano, os filmes que estarão nas diferentes mostras em cartaz:

Mostra “Gracias a la Vida”
Confira na próxima sexta-feira e sábado, 12 e 13 de dezembro, acontece na biblioteca Pública Roberto Santos a mostra “Gracias a la Vida”. Ciclo de filmes contemporâneos do cinema Latino Americano em que serão apresentados filmes mexicanos e brasileiros em suporte DVD. Filmes como “Zona do Crime”, de Rodrigo Plá e “Estômago”, de Marcos Jorge farão parte do evento. Leia Mais.

Mostra “Horizontes Abiertos- Cinema Latino Americano”
A Biblioteca Pública Viriato Corrêa, nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 apresenta “Horizontes Abiertos- Cinema Latino-Americano”. Filmes argentinos de diretores, hoje, em destaque como Pablo Trapero, Daniel Burman e Alejandro Agresti. Leia Mais.

Mostra Cinema Espanhol Atual
A Cinemateca Brasileira apresenta de 9 a 13 de dezembro uma mostra da cinematografia espanhola atual.
Bem variada, a seleção de títulos contempla obras premiadas internacionalmente. Todos os filmes – com exceção do terror [●REC] – são inéditos nos cinemas brasileiros, o que faz desta uma oportunidade imperdível para conhecer talentos emergentes do cinema ibérico. Leia mais.

7ª Mostra de Cinema e Religião – Olhares Sobre o Sagrado
De 6 a 18 de dezembro, o Cine Olido e o CCJ recebem a 7ª Mostra de Cinema e Religião – Olhares Sobre o Sagrado. O evento reúne obras que trazem o tema do divino para a sétima arte.

1a Jornada Cultural da Maturidade
Nesta terça-feira, 8, o Mube realiza uma jornada de filmes, espetáculos de dança, shows e debates com figuras ou sobre perssoas que marcaram a história do mundo das artes. Clássicos como “Ginger e Fred”, de Federico Fellini, “Morangos Silvestres”, de Ingmar Bergman são alguns dos filmes que serão projetados no evento. No teatro o grupo Parlapatões apresentarão clássicos do circo.

Entre os encontros confirmados está o debate com o escritor Ignácio de Loyola Brandão. Ele participa da discussão “O processo de Criação (como nascem as ideias, personagens e histórias)”, no Mube. Leia mais.

Mostra “Tesouros da Cinemateca Portuguesa”
A Cinemateca recebe até o próximo domingo, 13, verdadeiros jóias do cinema português. Intitulada, “Tesouros da Cinemateca Portuguesa”, reúne filmes produzidos nas décadas de 20 e 50.

Leia mais
Fonte:

No comments: