28 January, 2006

Esculpir o tempo, Andrei Tarkovski

Capa
Posted by Picasa


Em certo sentido, portanto, o sucesso dos meus filmes não me interessa, pois, quando estão terminados, não tenho mais poder algum de modificá-los. Ao mesmo tempo, porém, não consigo acreditar nos diretores que afirmam não se preocupar com a forma como o público irá reagir. Todo artista -- não hesito em dizê-lo -- pensa no encontro da sua obra com o público; o que ele pensa, espera e acredita é que essa sua produção irá se mostrar em sintonia com a época e, portanto, vital para o espectador, atingindo o fundo da sua alma. Não existe contradição no fato de que não faço nada de especial para agradar ao público e, ainda assim, espero ansiosamente que meu filme seja aceito e amado por aqueles que venham a vê-lo. A ambivalência dessa posição parece-me constituir a própria essência da relação entre o artista e o público -- uma relação plena de tensões. (p. 204)

No comments: